Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Ação no Rio de Janeiro celebra Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

Flávio Bentes e Orlandino dos Santos no centro

Evento realizado em colégio estadual foi organizado por Fundacentro/RJ e outras instituições

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 11/10/2017

O Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, neste 10 de outubro, foi comemorado no Rio de Janeiro/RJ em evento realizado no Colégio Estadual Olga Benário Prestes com 110 participantes. A ação teve a presença do técnico de segurança do trabalho, Orlandino dos Santos, idealizador da Lei Federal 12.645/2012, que cria o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, e do chefe técnico da Fundacentro/RJ, Flávio Bentes.

“O evento contou com a participação de diversos atores da área prevencionista e da área de educação. Os alunos fizeram apresentações musicais e também da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa, composta pelos estudantes. Houve a participação do Orlandino dos Santos, técnico de segurança que foi idealizador do projeto Cipas nas escolas em Duque de Caxias, que depois ganhou proporções e em 2012 foi implementada a legislação”, afirma Flávio Bentes.

A ação foi organizada pela Fundacentro/RJ, Ministério Público do Trabalho - MPT, Seeduc-RJ (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro), Supervia, Petrobras, Vigilância Sanitária, entre outras instituições. “A Fundacentro como instituição protagonista vem capitaneando e mostrando a importância da promoção de ações de prevenção desde o ensino fundamental. É muito importante a conscientização dos alunos no que tange a prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, avalia Bentes.

A equipe da Coordenação de Educação da Fundacentro elaborou uma cartilha voltada para o 10 de Outubro - Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas e um site temático sobre esta questão. O material é destinado a professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e busca dar subsídios para que a temática SST seja incorporada no cotidiano escolar. Para tanto, traz uma mensagem aos professores, uma mensagem aos alunos, algumas atividades, um glossário e um jogo de trilha.

O que se celebra no dia 10 de Outubro e como incorporar esta data às atividades pedagógicas da escola?

A Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012 instituiu 10 de Outubro como o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, ou seja, estabeleceu um dia a ser dedicado ao tratamento dessa temática no ambiente escolar. Tradicionalmente, as expressões segurança e saúde vêm sendo empregadas em conjunto para designar uma problemática associada ao mundo do trabalho, com pouca inserção na realidade escolar. Cada vez mais, no entanto, percebe-se que o desafio de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores precisa ganhar novas dimensões e ser estendido a outros agentes, uma vez que as ações convencionais não estão conseguindo promover suficientemente a saúde e a segurança dos trabalhadores.”

Fonte: Site Temático Segurança e Saúde nas Escolas

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.