Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundação da Abrastt conta com a participação de servidores da Fundacentro

Debate no período da tarde (Foto: Cristiane Reimberg)

A missão da nova associação é a defesa da saúde e da vida dos trabalhadores e das trabalhadoras enquanto direitos humanos e sociais fundamentais

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 28/12/2017

“Os trabalhadores estão vivendo momentos de grandes dificuldades. Temos que achar uma saída, buscar o saber dos trabalhadores, buscar ouvi-los”, afirma o médico do trabalho, Zuher Handar. “Precisamos formar quadros de profissionais para atuar na área”, completa o médico pneumologista da Fundacentro, Eduardo Algranti. “Temos que ter uma agenda propositiva”, defende o auditor fiscal aposentado, Danilo Costa.

Essas frases fizeram parte da assembleia de fundação da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Abrastt, realizada em 12 de dezembro, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP, na capital paulista. A Abrasst, associação civil sem fins econômicos ou lucrativos, “tem como missão a defesa da saúde e a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras, enquanto direitos humanos e sociais fundamentais do indivíduo”.

Entre seus objetivos, estão a promoção do trabalho como preservação da dignidade humana, o combate da prática da saúde como mercadoria e a promoção do cuidado integral da saúde dos trabalhadores. Também defende o compartilhamento do conhecimento em saúde do trabalhador, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a valorização das ações de vigilância e cuidado integral da saúde dos trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

Mais de 50 membros participaram da assembleia, em que se realizou a eleição da primeira diretoria e do conselho fiscal da entidade. Zuher Handar foi eleito presidente, e René Mendes, diretor científico. Confira o nome de todos os eleitos. Na ocasião, os participantes discutiram o papel da nova associação e formas de atuação.

O evento contou com a participação de diversos profissionais da Fundacentro, como Arline Arcuri, Cleiton Faria Lima, Cristiane Reimberg, Diego Oliveira, Eduardo Algranti, Jorge Pontes e Sonia Bombardi. Também são sócios fundadores outros profissionais da instituição: Cristiane Paim, Cristiane Queiroz, Juliana Oliveira, Marco Bussacos, Myrian Matsuo, Ricardo Lorenzi e Washington dos Santos.

Aqueles que se associarem nos 30 dias seguintes da cerimônia serão considerados sócios fundadores. Até 27 de dezembro, a lista já trazia 200 filiados. Os nomes podem ser consultados no Facebook da Abrastt ou no site da associação. Para se filiar, entre em contato com a Abrastt.

Saiba mais

Estatuto da Abrastt

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.