Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

SINTESP solicita à Fundacentro capacitação técnica e qualificação

SINTESP solicita à Fundacentro capacitação técnica e qualificação

Entidade foi destacada como “Casa do Saber”

Por ACS/ A. R. em 16/02/2017

O Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo (SINTESP), Marcos Antonio Almeida Ribeiro (o Marquinhos) esteve na tarde de quarta, 15 na Fundacentro, para solicitar capacitação técnica e melhor qualificação aos profissionais da área.

Acompanhado de Cosmo Palásio, Técnico de Segurança do Trabalho, os representantes foram recebidos pelo Presidente da entidade, Paulo Arsego e o Assessor da Presidência, Maradona.

Para Marquinhos, a contribuição da Fundacentro é imprescindível para colocar no mercado de trabalho profissionais bem formados, já que os cursos oferecidos não preparam adequadamente os profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho.

Atualmente, o SINTESP coordena 396 escolas de Técnicos de Segurança do Trabalho, chegando a formar anualmente, mais de 3 mil alunos. “Profissionais com má formação geram aumento dos acidentes de trabalho e quando falamos da Fundacentro o peso é muito forte no que se refere à capacitação de profissionais”, pontuou o Presidente do Sindicato.

O projeto, de acordo com a proposta apresentada pelo SINTESP incluiria o desenvolvimento de uma linguagem prática dirigida aos trabalhadores, além de módulos que apresentariam os temas voltados para a NR-12, proteção respiratória, conceitos básicos de química e doenças ocupacionais.

De acordo com Cosmo que atua na área, uma das grandes preocupações é a ausência de conhecimento por parte dos profissionais da área sobre as doenças ocupacionais. “Os técnicos estão em todos os lugares e nada melhor que aprimorar o nível de formação na “Casa do Saber”, pontuou Palásio.

O Presidente da Fundacentro assumiu o compromisso de definir junto com a Diretoria Técnica da instituição, a forma como será aplicada a qualificação.

Além disso, Arsego comentou sobre sua proposta de lançar para o Brasil, a Escola Permanente que irá incluir 1 hora mensal do tema SST nas escolas. A intenção é apresentar a proposta ainda no mês de março ao Ministério da Educação.

Outro assunto debatido durante a reunião foi a data de 28 de abril, Dia Internacional em Memória às Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Maradona colocou que a data terá a participação das centrais sindicais e a Fundacentro, em evento a ser realizado na sede da entidade, em São Paulo.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.