Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

O que é o perfil?

Para a Organização Internacional do Trabalho (ILO, 2006), os Estados-Membros deveriam elaborar e atualizar periodicamente seus perfis nacionais, de forma a obter um resumo da situação existente em matéria de SST e dos progressos realizados para o alcance de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Para a Organização Mundial da Saúde (WHO, Sd), o perfil é mais do que um conjunto de indicadores, pois propicia uma compreensão e um contexto que não podem ser comunicados apenas por números. Os perfis e indicadores de saúde e segurança no trabalho são usados para descrever o estado geral do tema, fornecer os primeiros sinais de problemas, monitorar tendências, avaliar a eficácia dos programas e apresentar uma base na qual os progressos são medidos.
 

Assim, o perfil nacional da SST oferece um quadro abrangente da infraestrutura e recursos disponíveis na esfera da SST e da situação dos acidentes e doenças do trabalho, sendo uma ferramenta útil para os atores governamentais e sociais com responsabilidade, direta ou indireta, no planejamento e avaliação de políticas públicas e programas nacionais para a promoção da SST, conforme ilustra a figura abaixo. Além disso, atenderia também o interesse de outros usuários, tais como: organismos internacionais, empregadores, trabalhadores, instituições de ensino ou de pesquisa, e até mesmo investidores.

Conceitos

ITCILO – International Training Centre of the International Labour Organization. National Programmes: The international experience. Power point presentation of the course A900259 - Occupational safety and health systems and programmes; Turin (Italy), from 4 to 15 October 2004.

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.